Projeto e Laudo para Instalação de Para-raios – SPDA

O que é

A sigla SPDA significa Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, popularmente conhecido como para-raios.

O Projeto SPDA minimiza os impactos das descargas atmosféricas nas edificações, e seu desenvolvimento necessita seguir a algumas normas vigentes, como a NBR 5419 da ABNT e a NR10 no Ministério do Trabalho. Ao contratar uma empresa especializada, é necessário certificar-se de que está devidamente regulamentada.

Como funciona

As etapas do Projeto SPDA consistem na visita do técnico responsável, que faz uma avaliação inicial do risco da edificação, define a área total de exposição e o melhor método para proteger este local.

Os métodos existentes são:

  • Método Franklin: também chamado de método por ângulo de proteção, trata-se da colocação de uma haste no topo da edificação, que é limitada de acordo com a altura do prédio;
  • Método de esfera rolante: é um método novo, a partir do qual uma esfera passa por toda a estrutura do edifício, também chamado de método eletrogeométrico;
  • Método Gaiola de Faraday: neste método toda a estrutura do edifício é envolvida por uma malha de captores e cabos que são aterrados. É o método mais utilizado em prédios e galpões.

Benefícios

Auxílio na instalação do sistema, evitando erros;
Facilidade para eventuais e posteriores manutenções;
Posicionamento correto dos elementos do sistema;
Facilidades para certificações ISO ou para atender as seguradoras ou corpo de Bombeiros;
Projeção do sistema conforme as normas vigentes, atendendo ás questões legais;
Minimização de riscos de incêndios, choques, queima de aparelhos, centelhamentos, etc.