Laudo Técnico de Inspeção Predial

O que é

É um check-up completo de toda a edificação para avaliar o seu estado atual de conservação, funcionamento e manutenção.
Na inspeção predial, são confrontadas todas as alterações em relação ao projeto original da edificação para preservar as suas condições de segurança, funcionalidade e estabilidade.
Deve ser feita exclusivamente por engenheiros especializados e o laudo acompanhado da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Como funciona

O Laudo Técnico de Inspeção Predial identifica as anomalias e falhas construtivas com os seus diferentes graus de risco. Estabelece ações e prazos para a execução de correções em função da gravidade de cada caso.

Essas anomalias ou falhas são avaliadas e classificadas em função do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio.

Benefícios

Os graus de risco indicam a gravidade dos problemas encontrados e os prazos recomendados para as suas correções. Podem ser:

Grau Mínimo: sem incidência ou ocorrência de riscos para a segurança e a estabilidade, recomendando programação e intervenção a médio prazo.

• Grau Regular: requer algumas ações de correção a curto prazo.

• Grau Crítico: com riscos para a saúde e a segurança das pessoas, comprometimento para a vida útil e desvalorização acentuada da edificação – requer ações corretivas imediatas.