O conceito de desenvolvimento sustentável se refere à capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras. Ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Considerando este conceito, se torna indispensável a mudança para um consumo mais consciente. Isto é, os consumidores passam a se preocupar mais com as consequências dos seus atos. Mas o que você, como consumidor, precisa saber sobre o desenvolvimento sustentável? Confira a seguir.

Desenvolvimento X crescimento econômico

Na maioria das vezes, desenvolvimento é relacionado com crescimento econômico, que depende do consumo exacerbado de energia e recursos naturais. Porém, esse tipo de consumo tende a ser insustentável, levando em conta que esgota os recursos que necessitamos para sobreviver.

O desenvolvimento sustentável surge para contrapor essa ideia. Ele sugere qualidade, em vez que quantidade. Busca ainda, a redução do uso de matérias-primas e produtos, prezando pela reutilização e reciclagem de materiais. Além disso, procura se atentar ao bem-estar do ser humano, procurando meios que aumentem sua qualidade de vida.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável?

É imprescindível adotar medidas que conservem os recursos naturais, não só para que continuem disponíveis, mas também para diminuir os impactos ambientais. E para que isso ocorra, há a necessidade de planejamento, além do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Medidas sustentáveis para serem adotadas

Dentre as diversas medias que podemos adotar para a construção de um mundo mais sustentável, podemos citar:

– Fiscalização dos atos de degradação ambiental;

– Adoção da prática dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), ou ainda dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);

– Diminuição da produção de lixo;

– Descarte adequado do lixo produzido;

– Redução da emissão de poluentes, seja pelas indústrias ou pelos veículos;

– Utilização de fontes de energia renováveis, que geram menos impactos ambientais;

Mudança de comportamento

O desenvolvimento sustentável está intimamente ligado ao consumo consciente. Esse tipo de consumo propõe uma mudança de comportamento na maneira como consumimos e compramos. Assim, nossos hábitos de consumo devem procurar soluções que agridam menos o meio ambiente, e que respeitem a vida humana.

E então, que tal começar a consumir de forma mais consciente? Desta maneira, estaremos preservando o meio ambiente e garantindo recursos às próximas gerações.