Desenvolvimento sustentável: o que você precisa saber

Desenvolvimento sustentável: o que você precisa saber

O conceito de desenvolvimento sustentável se refere à capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras. Ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Considerando este conceito, se torna indispensável a mudança para um consumo mais consciente. Isto é, os consumidores passam a se preocupar mais com as consequências dos seus atos. Mas o que você, como consumidor, precisa saber sobre o desenvolvimento sustentável? Confira a seguir.

Desenvolvimento X crescimento econômico

Na maioria das vezes, desenvolvimento é relacionado com crescimento econômico, que depende do consumo exacerbado de energia e recursos naturais. Porém, esse tipo de consumo tende a ser insustentável, levando em conta que esgota os recursos que necessitamos para sobreviver.

O desenvolvimento sustentável surge para contrapor essa ideia. Ele sugere qualidade, em vez que quantidade. Busca ainda, a redução do uso de matérias-primas e produtos, prezando pela reutilização e reciclagem de materiais. Além disso, procura se atentar ao bem-estar do ser humano, procurando meios que aumentem sua qualidade de vida.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável?

É imprescindível adotar medidas que conservem os recursos naturais, não só para que continuem disponíveis, mas também para diminuir os impactos ambientais. E para que isso ocorra, há a necessidade de planejamento, além do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Medidas sustentáveis para serem adotadas

Dentre as diversas medias que podemos adotar para a construção de um mundo mais sustentável, podemos citar:

– Fiscalização dos atos de degradação ambiental;

– Adoção da prática dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), ou ainda dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);

– Diminuição da produção de lixo;

– Descarte adequado do lixo produzido;

– Redução da emissão de poluentes, seja pelas indústrias ou pelos veículos;

– Utilização de fontes de energia renováveis, que geram menos impactos ambientais;

Mudança de comportamento

O desenvolvimento sustentável está intimamente ligado ao consumo consciente. Esse tipo de consumo propõe uma mudança de comportamento na maneira como consumimos e compramos. Assim, nossos hábitos de consumo devem procurar soluções que agridam menos o meio ambiente, e que respeitem a vida humana.

E então, que tal começar a consumir de forma mais consciente? Desta maneira, estaremos preservando o meio ambiente e garantindo recursos às próximas gerações.

 

Economizar na conta de energia: como podemos te ajudar

Economizar na conta de energia: como podemos te ajudar

A energia renovável é um investimento de baixo impacto ambiental. Por isso, pode ser em breve a principal fonte de energia no mundo inteiro. Dentre os tipos de energia renovável, uma das principais é a solar. Assim, ela está se tornando a melhor opção para quem pretende economizar na conta de energia. Além disso, ajuda a preservar o meio ambiente.

Confira a seguir como a energia solar pode ajudar a economizar na conta de energia.

Energia solar na sua residência

Com o uso da energia solar, há a garantia de diminuição na sua conta de luz. Não é possível informar com precisão o valor que será reduzido mensalmente. Isso depende de diversos fatores, como a média de consumo mensal, a variação no preço da energia e o clima. Entretanto, sabe-se que a economia pode variar entre 50% e 95%.

Com o corte de custos, em média cinco anos depois, o dinheiro investido na instalação dos painéis acaba retornando.

Como economizar na conta de energia

Manutenção dos painéis solares

As placas de energia solar, apesar de possuírem uma vida útil longa, exigem algumas manutenções ao longo do tempo. Mas, esses reparos feitos nos painéis são essenciais para que o equipamento gere ainda mais economia na conta de luz.

Invista nos painéis solares para economizar na conta de energia

O uso de fontes de energia alternativas suprem 100% do seu consumo através dos painéis solares. Então, invista nesse tipo de energia e economize na conta de luz, contribuindo ainda para a preservação do meio ambiente.

Gostou das nossas dicas de como enconomizar na conta de energia? Entre em contato com a Solig e descubra ainda mais benefícios sobre essa fonte de energia sustentável!

Aproveite  para seguir a Solig no Instagram e Facebook.

Produtor Rural: Conheça as Vantagens do Pronaf Eco

O produtor rural que se preocupa com o meio ambiente e possíveis impactos negativos, possui a linha de crédito Pronaf Eco que, junto ao BB, promove o investimento na implantação, utilização, recuperação ou adoção de tecnologias ambientais e de silvicultura.

E quem mais sai ganhando é o agricultor. As práticas sustentáveis permitem o uso de tecnologias como energia renovável, obras de irrigação e de armazenamento hídrico, florestamento e reflorestamento, proteção e recuperação do solo, entre outras atividades relacionadas ao cultivo de árvores.

Quem pode aderir a esta linha de crédito?

Produtores familiares que apresentem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), exceto os enquadrados nos grupos A, A/C e B*.

Quanto posso financiar?

Os produtores que aderirem ao programa possuem o limite máximo de financiamento de R$ 165 mil.

  • 2,5% a.a. para projetos eco.
  • 5,5% a.a. para silvicultura.

Prazo

Até 12 anos, com até 8 anos de carência, dependendo do empreendimento financiado.

* Grupos A, A/C e B:

Grupo A: assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agraria (PNRA) ou beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Grupo A/C: assentados pelo PNRA ou beneficiários do PNCF que tenham contratado a primeira operação no Grupo A e que não tenham contratado financiamento de custeio, exceto no próprio Grupo A/C.

Grupo B: beneficiários cuja renda bruta familiar anual não seja superior a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e que não contratem trabalho assalariado permanente.

Fonte: http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/agronegocios/agronegocio—produtos-e-servicos/credito/investir-em-sua-atividade/pronaf-eco#/